Eventos
Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul
É uma atividade que qualifica a importância dos cuidados paliativos na formação daqueles que se interessam pelo tema e que possivelmente estarão diante de pessoas que apresentam doenças ameaçadoras à vida em diferentes cenários assistenciais. a primeira edição foi em 2014 e desde então ocorre de forma bianual e reúne profissionais das mais diversas áreas e países que compõem o Mercosul.
A Comissão Organizadora e a Comissão Científica do Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul trabalham para construir temáticas singulares e programações diversificadas a serem socializadas através de conferências, mesas redondas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, nas modalidades de pôsteres e orais.
Neste contexto convidamos cada pessoa dirigente, gestor/a, técnic@, professor/a, profissional ou voluntári@, estudante, cuidador/a, apoiador/a solidári@ e suas respectivas comunidades CUIDATIVAS, a participarem e desfrutarem destas oportunidades, para aprender-ensinando e ensinar-aprendendo sobre o progresso no campo dos cuidados paliativos, tanto no atendimento a pacientes e familiares, quanto no desenvolvimento de programas e redes regionais, como no compartilhamento de experiências entre grupos afins e comunidades CUIDATIVAS.
Conclamamos também para aproveitarmos intensamente estes encontros extraordinários para fortalecermos nossas lutas locais-globais, nossas organizações e ampliarmos nossa integração regional, como paliativistas militantes, em comunhão com usuários dos Cuidados Paliativos, de forma pluriversitária.
Estamos ampliando e qualificando nossas ações e, ao mesmo tempo em que resistimos bravamente, sem esclarecimentos, aos contratempos políticos e às incompreensões teóricas, em todos os lugares onde atuamos. Estamos felizes e solidárias/os com suas presenças sistemáticas em Pelotas – sul do RS, Brasil, presenteando-nos com seus acúmulos prático-teóricos e prestigiando os avanços, os limites e os desafios dos Cuidados Paliativos na Unidade CUIDATIVA da UFPel.
Primeira edição

Segunda edição

Terceira edição

Quarta edição

Quinta edição

Sexta edição

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos
O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é comemorado sempre no segundo sábado do mês de outubro. Essa data foi escolhida para promover a conscientização global sobre a importância dos cuidados paliativos e para destacar a necessidade de ampliar o acesso a esses serviços em todo o mundo.
O Dia Mundial de Cuidados Paliativos ajuda a aumentar a conscientização sobre a importância de oferecer conforto, dignidade e qualidade de vida às pessoas que enfrentam doenças graves ou terminais. Essa data serve para sensibilizar a sociedade, profissionais de saúde e governos sobre a necessidade de ampliar o acesso a esses cuidados, que envolvem aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais.
Além disso, esta celebração promove a troca de informações, experiências e boas práticas, incentivando ações que possam melhorar a assistência às pessoas que precisam de cuidados paliativos em todo o mundo. É uma oportunidade de reforçar o compromisso de garantir que todos tenham acesso a um cuidado humanizado e cuidativo.




Fotos – Edições anteriores
Festas e Comemorações
As festas de datas comemorativas em um serviço de atenção à saúde, especialmente em um serviço referência para o SUS, têm uma importância significativa. Elas ajudam a promover o bem-estar emocional, social e espiritual dos pacientes, criando momentos de alegria, conexão e valorização da vida.
Essas celebrações também fortalecem o vínculo entre equipe, pacientes e familiares, contribuindo para um ambiente mais acolhedor e humanizado. Além disso, as festas podem servir como uma oportunidade de sensibilizar a comunidade sobre a importância dos cuidados paliativos, reforçando o papel do serviço na promoção da dignidade e qualidade de vida.
