Máscaras CUIDATIVAS – Covid 19
As famílias com pacientes em cuidados paliativos podem vir a se desorganizar em função da doença por isso, é imprescindível o acompanhamento sistemático que permite problematizar as vulnerabilidades que podem se apresentar tanto na ordem prática como relacional.
Todo esse cenário de vulnerabilidade social veio a se agravar no início de 2020 com a disseminação de um vírus mortal, cujo primeiro caso foi registrado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. O vírus recebeu a nomenclatura de COVID-19 e rapidamente se espalhou para o mundo sendo classificado pela OMS como uma pandemia. Em virtude das orientações iniciais dadas pela OMS sobre as medidas a serem tomadas no mundo inteiro que indicavam a necessidade de distanciamento social, a constante higiene das mãos e objetos, uma maior restrição de contato entre a população e o uso diário de máscaras.
Nesse sentido, a CUIDATIVA sentiu a necessidade de criar e desenvolver rapidamente um projeto que ao mesmo tempo envolvesse pacientes, familiares e voluntários, contribuindo para minimizar o contágio e consequentemente o achatamento da curva de contaminação populacional pela COVID – 19.
Assim, surgiu o Projeto Máscaras CUIDATIVAS, com o intuito de promover a conscientização da população quanto ao uso de máscaras e também de oferecê-las gratuitamente aos setores mais vulneráveis. As máscaras foram confeccionadas por voluntários da CUIDATIVA , em suas respectivas casas e com tecidos doados pela comunidade. Dessa forma, um ciclo vital de acolhimento, doação comunitária, conscientização à saúde, orientação e educação foi se formando o que motivou o uso massivo deste “manto protetor da vida”.
A logística das ações começou com a captação de parceiros que contribuíram com insumos e voluntários para a confecção e distribuição de máscaras caseiras, além da equipe técnica da instituição que se dividiu entre o recolhimento das máscaras, o processo de embalagem e a distribuição das mesmas. Também foi confeccionado um folder no qual constavam informações sobre a importância do uso da máscara, realizando um processo de educação em saúde.
O projeto iniciou em meados de março de 2020 e distribuiu mais de 100.000 máscaras no município de Pelotas e região, além de atender outras regiões do país como Mato Grosso do Sul e comunidades tradicionais do Alto Xingú (Quilombolas e Indígenas).
Se percebeu que através do acolhimento individual de cada paciente e familiar/cuidador que participou e/ou foi beneficiado com o projeto, obteve-se alguns indicadores de resultados positivos como: troca de vivências e experiências, melhora da qualidade de vida, atendimentos das regiões mais vulneráveis do município com a doação das máscaras. Vale ressaltar que toda a rede idealizada pela CUIDATIVA foi solidária contribuindo para o achatamento da curva, onde Pelotas foi o último município do país com mais de 200 mil habitantes a ter óbitos em 2020 que ocorreram somente a partir do mês junho.
Veja algumas das nossas entregas:



Projeto desenvolvido pela CUIDATIVA durante o período da Pandemia do COVID 19 com os seguintes objetivos:
– Produção de máscaras caseiras em rede solidária- agregar mão de obra de costureiras voluntárias;
– distribuição de máscaras caseiras para contingentes vulneráveis em regiões centrais, bairros e periferias no município de Pelotas;
– Disponibilização,, através de campanha publicitária, materiais informativos de educação em saúde no contexto da COVID -19;- Contribuição e motivação para o uso massivo de máscaras em todo município de Pelotas e RS (decretos de uso obrigatório), a fim de minimizar o contágio e consequente achatamento da curva de contaminação populacional pela COVID -19.